Evolução histórica de computadores
Neste Trabalho Acadêmico, temos como expectativa, proporcionar a compreensão da evolução computacional e ressaltar as necessidades desta tal tecnologia para o ser humano.
Esperamos que o assunto abordado facilite a compreensão desta evolução tecnológica que se encontra em constante transformação, e esclareça o fator pela qual ela se torna necessária e indispensável.
2 DESENVOLVIMENTO
Na década de 1640 era eminente a necessidade de obter resultados financeiros cada vez mais rápido e precisos. Nesta época surge a primeira calculadora, criada pela necessidade, o qual neste caso, se deu para o uso pessoal e não geral, segundo Tanenbaum(2001, p.8), “O dispositivo de Pascal[...] foi projetado para ajudar seu pai[...]”.
Mesmo que Pascal não percebesse a importância de sua invenção para a humanidade, a criação desta calculadora por mais simples que fosse, foi um grande passo para alcançar a facilidade de obter resultados financeiros com maior eficiência, e o primeiro passo, para o desenvolvimento de máquinas mais complexas. Após Pascal, surgem outros Inventores com uma visão mais ampla de seu conhecimento.
A Base de toda criação se dá devido as necessidades que surgem, a busca pelo poder, é a maior delas, criada pelo homem.
Segundo Tanenbaum(2001, p.8), Babbage foi um inventor que percebeu essa necessidade existente de inovação tecnológica. Mesmo com essa percepção ele não teve sucesso. Suas idéias estavam além do que a tecnologia poderia lhe proporcionar, como cita Tanenbaum(2001, p.9), “O problema é que ele precisava de milhares e milhares de dentes e rodas e engrenagens produzidos com um grau de precisão que a tecnologia do século XIX não podia oferecer”.
Como já mencionado, a necessidade por poder é um grande estimulo para a evolução de computadores. Por este fato, é cada vez maior a necessidade de construir maquinas mais complexas para serem usadas em prol da guerra. Como retrata Tanenbaum(2001, p.10), “O estimulo para o computador