Evolução histórica dos computadores
INTRODUÇÃO
O computador é uma máquina capaz de receber, armazenar, tratar e produzir informações de forma automática, com grande rapidez e precisão. A evolução dos sistemas de computação teve seu início no século XVI, mas estes somente mostraram-se úteis neste século, e sua vulgarização se deu graças à recente evolução na microeletrônica.
Através deste Trabalho é possível analisar o desenvolvimento da tecnologia da informação através do tempo. Desde os primeiros computadores a válvulas até os modernos digitais multiprocessados.
Breve Histórico
A palavra computar significa calcular. Portanto, de alguma forma computadores já existem há bastante tempo. O primeiro dispositivo de cálculo de que se tem notícia é o ábaco, cuja invenção data de 2000 A.C.
A HISTÓRIA
Ábaco
Um instrumento para auxiliar nos cálculos, conhecido em chinês como Suan-pan e em japonês como Soroban, ainda é muito utilizado nos países asiáticos e em alguns centros de ensino pelo mundo.
Wilhelm Schickard
Alemão, foi professor de hebraico e Astronomia na Universidade de Tübingen, onde estudou até 1613 e cursou Teologia e Línguas Orientais. Bem antes de Blaise Pascal e Leibniz, Schickard é considerado como o primeiro a construir uma máquina de calcular mecânica (utilizada por Johannes Kepler), em 1623, capaz de realizar as quatro operações básicas com números de seis dígitos e indicar um over flow através do toque de um sino. Foram encontradas algumas cartas suas enviadas a seu a amigo Kepler em 1624, acompanhadas de vários esboços, onde explica o desenho e o funcionamento de uma máquina que havia construído e que chamou de “relógio calculador”. Explicava nela que havia mandado construir um exemplar da máquina para ele, mas que fora destruída em um misterioso incêndio noturno ocorrido em sua casa, juntamente com alguns outros pertences. Os esboços do desenho estiveram perdidos até o século XIX, e em 1960 finalmente foi construída a primeira réplica que