Planejamento de linhas e horários em uma empresa aérea
INSTITUTO POLITÉCNICO
INSTITUTO DO AR
CURSO DE GESTÃO DA AVIAÇÃO CIVIL
(EMPRESAS AÉREAS, AEROPORTOS E LOGÍSTICA DE TRANSPORTE DE CARGA AÉREA)
GESTÃO DE EMPRESAS AÉREAS – QUINTO PERÍODO
PLANEJAMENTO DE LINHAS E HORÁRIOS EM UMA EMPRESA AÉREA
Existem muitas atividades que as companhias aéreas precisam realizar no que diz respeito ao seu planejamento, desde o plano estratégico até o tático. Em geral, as decisões estratégicas não devem ser tomadas somente com base nos critérios táticos e nos sistemas que serão usados.
Por exemplo, normalmente as companhias aéreas determinam sua política de preços para um dado mercado e então, deixam que seus sistemas de yield management gerenciem as reservas, objetivando captar a melhor rentabilidade possível. ( Em teoria).
Nossa área de discussão em destaque será às questões relativas à programação e otimização dos horários. Existe uma assunção implícita nestes conceitos que as decisões estratégicas, como a seleção de um mercado e o mix da frota de aeronaves, já foram realizadas a anteriori. A tarefa da área de programação de vôos e horários é o de desenvolver um “schedule” que gere a melhor utilização das aeronaves disponíveis na empresa para determinados mercados, visando atingir a máxima rentabilidade.
O desenvolvimento de um esquema de frequências e horários “ótimo” é um problema clássico dentro da área de pesquisa operacional. Para o nosso conhecimento, o problema jamais foi solucionado de forma completa. Simplificadamente falando, o problema dentro da aviação pode ser interpretado pela definição de um determinado número de itinerários a ser estabelecido para cada aeronave da frota da empresa, sempre tendo como objetivo final a maximização dos lucros desta.
Para determinar o nível de lucratividade, dois diferentes conceitos de rede devem ser especificados. Um para as questões relativas a receita da empresa, outra para o custo. A malha de vôos associada às