Criptografia
Criptografia pode ser traduzida como: Escrita escondida, uma técnica que permite a transmissão de informação de forma original para uma forma impossível de ser identificada com a intenção de que apenas o destinatário com a chave especifica tenha acesso aquela informação. A tecnologia usa a criptografia para que a troca de informação online seja cada vez mais segura. O conceito é codificar mensagem para assegura a integridade da informação. O grau de segurança de uma criptografia varia com a quantidade de bits aplicado a codificação. Por exemplo:
Uma chave básica de 8 bits é capaz de gerar 256 combinações diferentes o que não é tão seguro. Nos dias atuais são utilizadas chaves com cerca de 128 bits o que vale a 275 milhões de combinações o que é muito difícil de ser quebrada. Existem dois tipos de criptografia, a Simétrica e assimétrica.
Simétrica: É quando o emissor e receptor tem a mesma chave que é capaz de codificar ou traduzir as mensagens, este é um método utilizado para enviar um email.
Assimétrica: Existem dois tipos de chave de segurança chave publica e chave privada. A única capaz de traduzir uma informação é a privada assim o receptor pode traduzir o que qualquer pessoa pode codificar. Método esse aplicado as senhas de cartão de crédito.
Criptografia é indispensável nas trocas de informação na internet. Mas, apesar de tanta segurança só esta tecnologia não é capaz de garantir uma segurança absoluta. Sempre existem pessoas tentando desenvolver técnicas para quebrar essas chaves. Por esses motivos novas técnicas são criadas a cada dia. Mas é necessário que o usuário saiba interagir na internet com ferramentas