Criptografia elgamal
Criptografia são técnicas pelas quais uma informação pode ser transformada da sua forma original para outra ilegível, de forma que possa ser conhecida apenas por seu destinatário (detentor da "chave secreta"). Para criptografar devemos converter uma mensagem em uma seqüência de números. Para efeito de exemplificação, tomemos a seguinte tabela de conversão:
[pic]
objetivos
As técnicas de criptografia oferecem seis tipos de serviços básicos:
[pic]
Se imaginarmos uma compra pela Internet, podemos perceber a necessidade de todos os requisitos acima. Por exemplo, a informação que permite a transação - tais como valor e descrição do produto adquirido -precisa estar disponível no dia e na hora que o cliente desejar efetuá-la (disponibilidade), o valor da transação não pode ser alterado (integridade), somente o cliente que está comprando e o comerciante devem ter acesso à transação (controle de acesso), o cliente que está comprando deve ser realmente quem diz ser (autenticidade), o cliente tem como provar o pagamento e o comerciante não têm como negar o recebimento (não-repúdio) e o conhecimento do conteúdo da transação fica restrito aos envolvidos (privacidade).
Criptografia Simétrica E Criptografia Assimétrica
Criptografia Simétrica ou Criptografia de chave secreta:
Esse tipo de criptografia baseia-se em dois componentes: um algoritmo e uma chave. Um algoritmo é uma transformação matemática. Ele converte uma mensagem em claro em uma mensagem cifrada e vice-versa. Quando Alice (origem)cifra uma mensagem, ela utiliza um algoritmo de ciframento para transformar o conteúdo em claro da mensagem em texto cifrado. Quando Bob (destinatário) decifra uma mensagem, ele utiliza o algoritmo de deciframento correspondente para converter o texto cifrado de novo em uma mensagem clara.
[pic]
Antigamente, a segurança do ciframento estava baseada somente no sigilo do algoritmo criptográfico. Se Eve (um intruso) conhecesse o algoritmo