Criptografia assimetrica
Contra-capa
Sumário
Introdução
No desenvolvimento deste trabalho iremos expor o tema criptografia assimétrica. A criptografia assimétrica difere da criptografia simétrica pela utilização de um par de chaves no lugar de uma única chave secreta. Este par é composto por uma chave pública, de conhecimento geral, e uma chave privada, de posse exclusiva da pessoa que a gerou. A característica da criptografia assimétrica é que informações encriptadas com uma chave pública só podem ser decriptadas com a chave privada equivalente e vice-versa. Para que Alice envie uma mensagem confidencial a Bob, ela deve encriptar essa mensagem com a chave pública de Bob que, de posse de sua chave privada, consegue decriptá-la. Como, em tese, ninguém tem acesso à chave privada de Bob, ninguém pode decriptar a mensagem. No desenvolvimento deste trabalho trataremos com mais detalhes sobre o tem apresentado.
Criptografia Assimétrica
A maneira de contornar os problemas da criptografia simétrica é a utilização da criptografia assimétrica ou de chave pública. A criptografia assimétrica está baseada no conceito de par de chaves: uma chave privada e uma chave pública. Qualquer uma das chaves é utilizada para cifrar uma mensagem e a outra para decifrá-la. As mensagens cifradas com uma das chaves do par só podem ser decifradas com a outra chave correspondente. A chave privada deve ser mantida secreta, enquanto a chave pública disponível livremente para qualquer interessado.
De uma forma simplificada, o sistema funciona assim: Bob e todos os que desejam comunicar-se de modo seguro geram uma chave de ciframento e sua correspondente chave de deciframento. Ele mantém secreta a chave de deciframento; esta é chamada de sua chave privada. Ele torna pública a chave de ciframento: esta é chamada de sua chave pública.
A chave pública realmente condiz com seu nome. Qualquer pessoa pode obter uma cópia dela. Bob inclusive encoraja isto, enviando-a para seus amigos ou publicando-a em boletins.