Bobina cruzada para tingimento
2 INTRODUÇÃO
Os Tingimentos Bobinas Cruzadas são denominados processos por esgotamentos e são realizadas em máquina fechadas conhecidas como Autoclaves, e requer de alguns cuidados no operacional, na vedação do equipamento, bem como um eficiente sistema de circulação para garantir a igualização no tingimento.
3 PROCESSOS
3.1 Tingimento Autoclave “Bobinas cruzadas”.
O tingimento de bobinas cruzadas é realizado em processo por esgotamento, onde o substrato (fio) permanece parado e o banho em circulação, é utilizado equipamento Autoclaves, que além de tingir, propicia realizar os processos completos: alvejamentos, lavação, etc.
Figura 1- Máquina de tingimento autoclave e seus produtos auxiliares
São tintos todos os tipos de fios e fibras sintéticas e naturais: algodão, poliéster, Poliamida (nylon), acrílico, lã e outros. Figura 2 – Cones de fios tintos
Os fios antes do tingimento são enrolados em suportes cilíndricos ou cônicos, os quais podem ser rígidos ou elásticos, porém devem ser perfuradas. O processo de enrolamento é realizado em bobinadeira ou rocadeiras ou conicaleira no processo de fiação, definindo assim o tipo de embalagem.
Figura 3 – Embalagens de cones cilíndricos e conicais
As embalagens são perfuradas para que o fio possa ser tinto de maneira uniforme e igualizado, sem que isso destrua o seu enrolamento durante o processo. Normalmente o fio não recebe lubrificação.
Figura 4 – Sistema de circulação do banho no tingimento
Os aparelhos para tingimentos de fios em bobinas cruzadas dispõem de uma “porta material”, contendo tubos perfurados fixados a uma plataforma inferior conectada ao tubo de alimentação do banho. Os