CRIOMETRIA
POR
ADRIELLI TEIXEIRA
GABRIEL VERGAÇAS
THAÍSE LOPES
THIAGO VERÍSSIMO
TEMA
“COMPORTAMENTO DA FIBRA MUSCULAR NO PROCESSO DE CRIOMETRIA”
TERESÓPOLIS
2014
COLÉGIO CRISTÃO PROTESTANTE
POR
ADRIELLI TEIXEIRA
GABRIEL VERGAÇAS
THAÍSE LOPES
THIAGO VERÍSSIMO
TEMA
“COMPORTAMENTO DA FIBRA MUSCULAR NO PROCESSO DE CRIOMETRIA”
Trabalho apresentado, em cumprimento às exigências da disciplina de Educação Física, do Colégio Cristão Protestante, orientado pelo Professor Pablo Branco Goulart.
TERESÓPOLIS
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. DESENVOLVIMENTO 5
2.1 Efeitos da força muscular após aplicação da criometria 5
2.2 Efeitos terapêuticos do frio 6
3. RESULTADS DE ALGUMAS PESQUISAS 6
4. EFEITOS DA CRIOMETRIA 6
5. CONCLUSÃO 8
6. WEBGRAFIA 9
1.INTRODUÇÃO
Esse trabalho irá falar sobre o comportamento da fibra muscular no processo de criometria. A criometria e amplamente utilizada por atletas profissionais e amadores no tratamento agudo de lesões musculares.
2. DESENVOLVIMENTO
A criometria é uma modalidade terapêutica frequentemente utilizada no tratamento de lesões musculoesqueléticas agudas. Traumas moderados e graves nos tecidos moles estão presentes na maior parte das lesões causadas por esportes recreacionais e competitivos O tecido muscular esquelético é o mais afetado nesses tipos de traumas e a maior incidência de lesões musculares em humanos e decorrentes, principalmente, de contusões produzidas por mecanismo de impacto. A lesão muscular é caracterizada por uma serie de fatores, tais como desorganização das miofibrilas, ruptura de mitocôndria e reticulo sarcoplasmático, interrupção da continuidade do sarcolema, autodigestão e necrose celular, além de disfunção microvascular progressiva e inflamação local.
Apesar de o insulto primário não poder ser influenciado terapeuticamente, o crescimento secundário da lesão