Evolu O Dos SO Vers O Completa
O Sistema Operativo é um conjunto de programas que permitem a criação e manutenção de arquivos, execução de programas e utilização de periféricos tais como: teclado, vídeo, unidades de disquete, impressora. O Sistema Operacional serve também de intermediário entre os aplicativos e o computador, pois é ele que coloca os programas na memória para que sejam executados. Os primeiros sistemas de computação nos finais dos anos 40 e início dos anos 50, não possuíam um sistema operacional. Após este período, começaram a aparecer os projetos com os sistemas operacionais. Abaixo, breve histórico da evolução dos sistemas.
COMPUTADORES NÃO POSSUÍAM SISTEMAS OPERACIONAIS INICIALMENTE
Década de 40: Os programas de computadores executavam sozinhos e tinham um total controle do computador. Os desenvolvedores, neste período, programavam de uma forma diferenciada de atualmente, faziam um trabalho mais detalhadamente de controle. Eles controlavam a carga do programa em memória, a varredura dos periféricos de entrada para busca de dados, e o envio dos resultados para os periféricos de saída, byte a byte.
Máquinas de 1940:
Máquinas eletromecânicas de perfuração, tabulação e classificação de cartões a alta velocidade eram o apoio do processamento de dados até ao final da II Guerra Mundial.
Os dados são armazenados em cartões através de perfuração feita em colunas no cartão. Os números são representados por furos individuais e as letras do alfabeto por dois furos. A máquina produz os furos eletricamente à medida que o cartão se move perante os sensores.
SURGEM OS PRIMEIROS SISTEMAS OPERACIONAIS
Década de 50: os sistemas de computação fornecem “bibliotecas de sistema” (system libraries) que encapsulam o acesso aos periféricos, para facilitar a programação de aplicações. Algumas vezes um programa “monitor” (system monitor) auxilia a carga e descarga de aplicações e/ou dados entre a memória e periféricos (geralmente leitoras de cartão perfurado, fitas