Android
ANDROID
Inicialmente foi desenvolvido pela empresa Android,
Inc., a qual o Google dava suporte financeiramente.
Foi comprada pela Google em 17 de agosto de
2005.
Foi revelado em 2007 junto com a Open Handset
Alliance – Consórcio entre empresas de hardware, software e telecomunicações com o intuito de desenvolver a industria de dispositivos móveis.
É um sistema operacional móvel baseado no núcleo do Linux. Foi projetado principalmente para dispositivos móveis com tela sensível ao toque, como Smartphones e Tablets mas também é utilizado em consoles de videogames, câmeras digitais, computadores e outros dispositivos eletrônicos.
Possui interfaces específicas para:
TV
(Android TV)
Carros
(Android Auto)
Relógios
de Pulso (Android Wear).
É o sistema operacional móvel mais utilizado do mundo e em 2013 possuía a maior porcentagem das vendas mundiais de SO móveis.
Dispositivos com o sistema Android vendem mais que eletrônicos com Windows, iOS e Mac OS X combinados, com vendas em 2012, 2013 e 2014 perto da base de computadores do mundo.
Um pesquisa feita com desenvolvedores entre abril e maio de 2013 revelou que 71% desenvolvedores para sistemas móveis desenvolviam para o Android.
ESTRUTURA
Como dito anteriormente, o Android é um sistema operacional baseado no kernel do Linux. Apesar de ter sido desenvolvido inicialmente para smartphones, hoje é usado em diversas outras aplicações como computadores, netbooks, relógios, etc.
À grosso modo, o Android é uma máquina virtual Java rodando sobre o kernel do Linux, dando suporte para o desenvolvimento de aplicações Java através de um conjunto de bibliotecas e serviços.
Muitas características presentes no Android, tais como gráficos 3D e suporte a banco de dados nativo, também estão disponíveis em outras plataformas móveis. Porém, apenas no Android há um componente que permite exibir e manipular um mapa do Google Maps, serviço de mapas do
Google, dentro de uma aplicação.
Ou seja, nele não há distinção