quimica
Através da aplicação das propriedades coligativas, é possível se determinar as massas moleculares. Em muitos casos as propriedades de uma solução podem ser consideradas como sendo as do solvente puro, modificadas pela presença das moléculas do soluto.
Nestes casos o efeito sobre as propriedades do solvente depende do número de moléculas do soluto presentes, numa certa quantidade de solvente e não das propriedades específicas do soluto. Assim as alterações nos pontos de fusão (ou congelamento), ebulição e pressão de vapor de uma solução, depende principalmente do número de partículas implicadas.
Entendendo o que são as propriedades coligativas
O entendimento das propriedades coligativas, além de ajudar os estudantes de química, também ajuda a responder questões de rotina, amplamente conhecidas por várias pessoas que, aparentemente, não sabem o motivo pelo qual algumas dessas coisas ocorrem.
O fato de as águas do oceano não congelarem em temperaturas baixíssimas, o hábito de adicionar sal ao gelo para gelar latas de certa bebida ou o motivo pelo qual o ponto de ebulição da água (por exemplo) muda quando é misturada com ela certa quantidade de sal ou açúcar. Esses são exemplos de algumas questões que podem ser respondidas com o devido entendimento das propriedades coligativas.
Mas, afinal, quais são as propriedades coligativas?
Existem quatro propriedades coligativas diferentes: Tonoscopia (ou Tonometria), Ebuliometria, Criometria e Osmometria. As três primeiras foram estudadas pelo cientista francês François Marie Raoult, enquanto a quarta (Osmometria) teve seus estudos feitos por um químico neerlandês chamado Jacobus Henricus Van’t Hoff.
Abaixo, veremos detalhadamente cada uma das quatro propriedades coligativas.
Tonoscopia (ou Tonometria):
Entende-se que tonoscopia, tecnicamente falando, é o que estuda os efeitos do abaixamento da pressão de vapor máxima de certo líquido, cujo responsável é uma solução não-volátil adicionada à