av2 programação
O entendimento das propriedades coligativas, além de ajudar os estudantes de química, também ajuda a responder questões de rotina, amplamente conhecidas por várias pessoas que, aparentemente, não sabem o motivo pelo qual algumas dessas coisas ocorrem.
O fato de as águas do oceano não congelarem em temperaturas baixíssimas, o hábito de adicionar sal ao gelo para gelar latas de certa bebida ou o motivo pelo qual o ponto de ebulição da água (por exemplo) muda quando é misturada com ela certa quantidade de sal ou açúcar. Esses são exemplos de algumas questões que podem ser respondidas com o devido entendimento das propriedades coligativas.
Mas, afinal, quais são as propriedades coligativas?
Existem quatro propriedades coligativas diferentes: Tonoscopia (ou Tonometria), Ebuliometria, Criometria e Osmometria. As três primeiras foram estudadas pelo cientista francês François Marie Raoult, enquanto a quarta (Osmometria) teve seus estudos feitos por um químico neerlandês chamado Jacobus Henricus Van’t Hoff.
Abaixo, veremos detalhadamente cada uma das quatro propriedades coligativas.
Tonoscopia (ou Tonometria):
Entende-se que tonoscopia, tecnicamente falando, é o que estuda os efeitos do abaixamento da pressão de vapor máxima de certo líquido, cujo responsável é uma solução não-volátil adicionada à solução. Em uma solução, quanto maior for o número de mols do soluto, menor será a pressão máxima de vapor dessa solução.
Propriedade coligativa da tonometria A velocidade de evaporação da água (a) diminui quando lhe adicionamos glicose (soluto não-volátil) (b).
Tonometria é a medida do abaixamento da pressão vapor de um solvente volátil, provocado por adição de um soluto não-volátil
Ebuliometria:
Pode-se dizer que a ebuliometria é a propriedade que estuda a elevação da temperatura de ebulição do solvente graças à adição de um soluto.
A quantidade do soluto depositada na solução é o