CRIMINOLOGIA
CURSO: DIREITO
DISCIPLINA: CRIMINOLOGIA
PROFESSOR (A): REGINA
MÚSICA A VINGANÇA/RAFAEL LUIZ
ESTUDO DE CASO “ABORTO”
BELO HORIZONTE MARÇO/2014.
INTRODUÇÃO
A música “A Vingança” retrata o que encontra se Brasil afora, ou seja, os Negros, mestiços e brancos quando pobres são discriminados e tratados como maltrapilhos em uma sociedade marcada pela forte presença do preconceito étnico e econômico. A letra da música “A Vingança” representa as suas vozes ou o grito contra a marginalização, o descaso cultural, básico a sobrevivência do Ser Humano a falta de oportunidades para melhores condições de vida, educação e trabalho.
O relato que se descreve na letra e de uma jovem, como tantas outras, que é submetida à solidão ao sair de casa, muito jovem em busca de melhores condições de vida e oportunidades. E somente encontra dor, descaso e ainda é explorada em todos os sentidos, tendo a dignidade escorraçada, os seus direitos aviltados sem a menor complacência e, não encontra amparo e ninguém que escute o seu grito de socorro .
Sobre o texto anexo para analise, (Adélia: grávida de estupro, teve de ouvir pregação religiosa de enfermeira.), onde relata que as vítimas de estupro quando descobrem que após o ato gerou uma gravidez, as mesmas por Direito assegurado em lei, podem procurar a Delegacia da Mulher ou qualquer hospital mesmo que não tenha o Boletim de Ocorrência para efetuar o aborto, desde que não ultrapasse 22 semanas. Observa-se que a prática não funciona assim, sendo que as vitimas muitas das vezes não tem coragem para procurar um atendimento com equipe treinada para tratar do assunto ou não tem informações a respeito.
Outro ponto elencado no texto e a abordagem da Igreja Católica sobre o assunto, que sendo contra o aborto mesmo que as medidas sejam garantidas por Lei as vítimas de estupro, a igreja dendê a convencer que a vitima deve gerar a Criança alegando