historia nos dias atuais
ENSINO MÉDIO
HISTÓRIA GERAL, 1ª SÉRIE
Pensar e fazer história nos dias atuais
A história é uma ciência que orienta a análise sobre as experiências humanas ao longo do tempo, na qual o conhecimento sobre os fatos históricos só tem relevância na medida em que se torne útil para repensarmos a realidade em que vivemos.
Nesse sentido, escolhemos alguns elementos que compõem as necessidades, os desejos e os conflitos da sociedade brasileira atual para conduzir nossa análise sobre as mais antigas experiências humanas em sociedade. Com esse procedimento de estudo histórico, buscaremos construir uma reflexão que seja útil para superarmos nossas limitações e reinventarmos nossa vida em sociedade.
Meio Ambiente, Sociedade e Civilização. A relação entre o meio ambiente, as sociedades e as ideias que temos sobre civilização é um tema que tem ocupado muito espaço nos noticiários atuais. A visibilidade desse tema, assim como a motivação de nossa escolha por ele, é discutido por Regina Horta Duarte em justifica –se pela forma como tem afetado diretamente nosso bem – estar.
Por muito tempo os variados conceitos de civilização tinham em comum a oposição entre civilização e natureza, ou seja, a idéia de que a construção de uma civilização estava relacionada ao nível técnico de modificação no meio ambiente. Quanto mais um povo modificava a natureza e construía um modo de vida ligado diretamente a essas modificações, mais civilizado esse povo era considerado.
Essa forma de pensar e construir a relação entre a natureza e a história das sociedades foi formado a partir de diversas referências.
Na tradição judaica-cristã, a concepção bíblica enfatiza a ideia de que o ser humano é uma criação com direito divino de dominar e submeter a natureza aos seus desígnios. Além disso, a partir do final do século XIX, a teoria evolucionista aplicada à análise sócio-histórica reforça a concepção de que a história das sociedades é um processo contínuo de