Criminologia
Centro de Ciências Jurídicas Curso de Direito
Reflexões Iniciais sobre Papel da Criminologia
Abril, 2014
1. A partir do que foi tratado em aula bem como dos textos disponibilizados fale sobre o conceito de paradigma criminológico.
Criminologia é a ciência que se dedica ao estudo do crime, do criminoso e dos fatores da criminalidade. Reúne uma informação válida, confiável e contrastada sobre o problema criminal, que é obtida graças a um método (empírico) que se baseia na análise e observação da realidade.
A investigação criminológica começa com uma busca de conhecimento racional e fundamentado. A ciência em questão, através de uma linha do tempo, delimita os diferentes paradigmas criminológicos. Conceituando o primeiro como Paradigma Inquisitorial, tendo como marco histórico a Idade Média, período inquisitorial, onde surge a primeira concepção de poder punitivo; o Paradigma Clássico ou Liberal tem como obra marcante “Dos Delitos e Das Penas” - Cesare Beccaria, 1764, onde ocorre a separação do Direito da Moralidade; o Paradigma Positivista ou Causal Etiológico estabelece uma análise do criminoso, como características físicas, Cesare Lombroso escreve a obra “O Homem Delinquente”, 1876; o último paradigma é o da Reação Social, com o livro “Outsiders” de Haward Beckers, 1963, que busca os processos de criminalização.
2. Fale sobre a importância da criminologia do quadro das ciências criminais.
A criminologia é uma ciência empírica que se ocupa do crime, do delinquente, da vítima e do controle social do delitos. Baseia-se na observação, nos fatos e na prática, mais que em opiniões e argumentos, é interdisciplinar e, por sua vez, formada por outra série de ciências e disciplinas, tais como psiquiatria, sociologia e a política (antropologia). Quando nasceu, a criminologia tratava de explicar a origem da delinquência, utilizando o método das ciências, ou seja, buscava a causa do efeito