Fichamento
Faculdade de Formação de Professores
Disciplina: Fundamentos e práticas de língua inglesa I
Prof°: Isabel
Graduando: Leiciane Dutra da Silva
Texto: “A educação lingüística do professor de Inglês” (Orlando Vian Jr)
Fichamento:
“Nosso objetivo mais amplo está em discutir a educação lingüística do professor de inglês e quais elementos devem fazer parte dessa educação.”
A educação lingüística é muito importante para o professor de Inglês, bem como os elementos que farão parte desta educação. A mesma ajuda o professor em todos os aspectos dentro da sala de aula e inclusive seu contato com os alunos.
“É aceito pelo censo comum o fato que só pode ensinar aquilo que se sabe.”
Esta é uma verdade aceita pelo censo comum, porém não é uma verdade para os professores de inglês. Vemos que para o ensino de qualquer outra disciplina do currículo escolar é necessário que se tenha formação na área, porém no inglês, basta que tenha uma experiência com a língua ou que tenha morado em algum lugar onde a mesma é fluente para que o professor seja considerado capacitado a ensinar esta língua.
“A sociedade como um todo parece fechar os olhos para este fato, ignorando a importância da formação do professor de línguas”
A sociedade não vê problemas em um professor de línguas não ter uma formação, assim como é necessário para as demais matérias, porém esta falta de percepção entra em contato direto com a péssima qualidade de ensino de línguas que temos em nosso país. Em sua maioria os professores de língua que são contratados pelas escolas se quer sabe falar a língua que ensina, não possuem metodologias de ensino, não possuem uma educação lingüística, possuem apenas vivência, o que em minha opinião não é o suficiente para se ter um ensino de qualidade.
“O professor de Inglês, como preceitua Thornbury (1997,p. x) deve não somente falar e compreender a língua que ensina, mas também ter o conhecimento sobre o modo como a língua