criminologia
EMPIRISMO E INTERDISCIPLINARIDADE
CONCEITO
Características da criminologia – Diagnosticar o crime; Prevenção ao crime visando o controle da criminalidade; Estabelecer programas, diretrizes e estratégias; Preocupa-se com a “qualidade da resposta ao crime” em relação ao infrator, à vítima e a sociedade.
MÉTODOS
Os estudos mostram que toda ciência se caracteriza pela existência de método e objeto, e é o objeto, aliás, o que distingue as ciências.
O que seria método então, método é o caminho para se atingir uma meta, é um modo de agir com disciplina, técnica e organização. Nada mais é do que um trabalho de reflexão humana, onde se procura explicação para uma determinada situação real, no entanto só é confiável quando cientificamente sistematizado.
Existem dois tipos de métodos da criminologia:
a) Empírico ou empírico-indutivo
b) Interdisciplinar.
Resumindo: O método empírico é aquele conhecimento obtido através da experiência, enquanto o interdisciplinar, é aquele que congrega diversas outras ciências.
a) Empirismo - é a doutrina que admite que o conhecimento provenha unicamente da experiência.
Vemos que só o método científico sistematizado, por observações e experiências, comparadas e repetidas, pode alcançar a realidade procurada pelos pesquisadores.
Lembre-se que a criminologia é uma ciência do “ser”, uma ciência social, do saber empírico, onde o objeto vem do mundo real e não de valores, onde para conhecê-la e explicá-la procura-se conhecer a realidade.
Não obstante, a indução é a forma de raciocínio que se baseia em casos particulares para que se possa chegar a uma proposição geral.
Enquanto que na dedução o raciocínio parte de premissas para que se possam inferir conclusões.
É indutivo, afinal aquele que estuda o crime analisa alguns dados e induz as correspondentes conclusões, porém suas hipóteses se verificam e se reforçam sempre por força dos fatos que prevalecem sobre os argumentos subjetivos de