Criminologia
1 – INTRODUÇÃO
O presente relatório trata-se de uma investigação interna sobre os estressores que influenciam o dia- a dia do aluno soldado, com soluções estabelecidas para cada evento encontrado. Este relatório foi estabelecido conforme o cronograma exposto pelo secretário do Curso de Formação de Soldados CFSD/2011/2012.
2 – Estresse no convívio da caserna CFSD 2011/2012.
Fatores vivenciados no Curso de formação de Soldados 2011/2012, reflete-se no mix de culturas presentes em 52 alunos, por horas, aproveitáveis para o crescimento individual e coletivo, visando deslumbrar novos caminhos conhecer outras culturas e aproveitar ao maximo esses diversos conceitos impressos em cada aluno. Porém com todos esses temperamentos múltiplos por hora cria-se um ambiente competitivo, explosivo e tumultuoso, cabendo a cada um gerenciar esses conflitos individuais e o grande grupo contribuir para a harmonia e a boa convivência entre-nos, caso presente neste curso.
A cobrança de uma nova formação de Policiais “comunitários” cria algumas expectativas marcantes que a sociedade em algum momento irá cobrar, esse novo conceito cresce rapidamente e em enormes proporções colocando uma visão embaçada e confusa a qual a máquina homem deve absorver e assimilar, em um ritmo acelerado as inúmeras ações de policiais militares por hora ostensivos dentro de um complexo sistema de ensino diluído em módulos totalizando quase dez meses de ensino para a prática desta profissão.
Para maior compreensão deste trabalho devemos definir o que é o estresse: Segundo Lipp (1996, p. 20): “Stress é definido como uma reação do organismo, com componentes físicos e/ou psicológicos, causada pelas alterações psicofisiológicas que ocorrem quando a pessoa se confronta com uma situação que, de um modo ou de outro, a irrite, amedronte, excite, ou confunda, ou mesmo que a faça imensamente feliz