Redes
1. Empreendedor 2.1 Natureza e importância do empreendedorismo para o desenvolvimento econômico
O empreendedorismo é um grande aliado do desenvolvimento econômico, pois apóia a maioria das inovações que o promovem. Estudos são feitos nas nações desenvolvidas, atentas às iniciativas empreendedoras, para descobrir os impactos do empreendedorismo no desenvolvimento econômico.
No caso do Brasil, a maior parte dos negócios gerados não se baseia na identificação de oportunidades de negócio e inovação com vistas à criação de negócios diferenciados, mas no empreendedorismo por necessidade, ou seja, no suprimento das necessidades básicas de renda daquele que empreende, para que tenha condições de subsistência, mantendo a si e sua família. Trata-se de negócios informais, sem planejamento, sem visão de futuro, sem a identificação de oportunidades e nichos de mercado, sem o comprometimento com o desenvolvimento econômico.
Quanto mais empreendedorismo de oportunidade estiver presente em um país, maior será o seu desenvolvimento econômico o que permite a criação de mecanismos que estimulem as iniciativas empreendedoras, alimentando a busca da inovação.
A maioria das empresas nacionais é de origem familiar, passando a gestão de geração para geração da família, sem a preocupação com a inovação. Muitas são excluídas do mercado por pararem no tempo por problemas de gestão, miopia empreendedora ou perderem competitividade. Essas empresas deveriam ser a base dos negócios nacionais que geram as inovações brasileiras, promovendo o crescimento econômico brasileiro, via exportação de seus produtos e serviços para o mercado mundial.
Os governos nacional, regionais e locais precisam promover ações que dêem às empresas brasileiras condições de identificar novas oportunidades, buscar a inovação e desenvolver seus projetos empreendedores. Também é importante que essas empresas identifiquem o que deve ser