Criminalidade, punição e os direitos humanos
TEMA 3 – 2014
ENEM
| PERÍODO DE 10 A 16 DE MARÇO
CRIMINALIDADE, PUNIÇÃO E OS DIREITOS HUMANOS
Proposta de redação
Polícia busca agressores que amarraram adolescente a poste
Com base na leitura dos textos motivadores a seguir e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, escreva um texto dissertativo-argumentativo em norma-padrão da língua portuguesa sobre o tema: Criminalidade, punição e os direitos humanos. Apresente uma proposta de conscientização social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defender o seu ponto de vista.
Diana Brito; Bruno Calixto. Folha de S.Paulo, 5 fev. 2014.
Matéria na íntegra disponível em:.
Texto 2
Justiceiros surgem da omissão do Estado, dizem especialistas
Texto 1
Motim em penitenciária pernambucana deixa dois mortos e dez feridos
[...]
De acordo com a secretaria, o tumulto começou por volta das
7h30 (horário local), por motivos que estão sendo apurados. Homens do Batalhão de Choque da Polícia Militar e da Companhia
Independente de Operações Especiais foram deslocados para o local, mas os próprios agentes penitenciários conseguiram controlar a situação perto das 9h30. Só então os soldados entraram na penitenciária para revistar os detentos.
Notícias divulgadas pela imprensa local relatam que alguns presos conseguiram chegar ao telhado da unidade, onde abriram faixas e mostraram armas improvisadas. O corpo de um detento, aparentemente morto, chegou a ser exibido pelos presos. Ainda de acordo com a imprensa local, os presos protestavam contra a precariedade das instalações, a qualidade da comida e a gestão da unidade.
Com capacidade para 650 presos, a Penitenciária Agrícola de
Itamaracá, como é conhecida, abriga 1.860 detentos. No Pavilhão G, onde o tumulto ocorreu, estão encarcerados 200 homens.
Alex Rodrigues; Beto Coura (Ed.). “Motim em penitenciária pernambucana deixa dois