Crimes Eletronicos
O presente trabalho monográfico apresenta como tema "Os Crimes Eletrônicos". Todo crime é uma conduta típica, antijurídica e culpável, entretanto, os crimes praticados por meio de sistema eletrônico ou em sistema eletrônico, podem ser nomeados de “Crimes Eletrônicos”.
A sociedade se torna a cada dia mais dependente dos meios eletrônicos, passando a interagir cada vez mais com o mundo virtual, utilizando essa brilhante ferramenta para conhecer pessoas, adquirir produtos e efetuar pesquisas. Ocorre que, juntamente com dos benefícios, a Internet traz também dificuldades no controle de violações desses dados trocados. A Internet cresceu e virou um campo fértil para a multiplicação de condutas com potencialidade de atingir direitos juridicamente tutelados sem receberem uma contrapartida punitiva do Estado.
Este trabalho originou-se da seguinte problemática: O que distingue os Crimes Eletrônicos dos crimes comuns? Quais suas características? Como as Leis e jurisprudências brasileiras vêem este crime?
Portanto, têm-se como objetivo geral do referido trabalho, prestar maiores esclarecimentos sobre os Crimes Eletrônicos.
Optou-se por um estudo de cunho bibliográfico, com a utilização do método dedutivo, visando a exposição do pensamento de vários autores sobre o tema e indicação da própria opinião nos pontos relevantes.
Palavras chave: crimes cibernéticos, crimes eletrônicos, crimes de informática.
SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO..............................................................................................................1
2. CONCEITO DE CRIME ELETRÔNICO........................................................................3
3. CLASSIFICAÇÃO DE CRIME ELETRÔNICO..............................................................5
4. O DELINQUENTE VIRTUAL........................................................................................7
5. EVOLUÇÃO HISTÓRICA DOS CRIMES