a pericia digital e os crimes eletronicos
Vanessa Assis Fernandes
(aluna do curso de Direito da Faculdade de Direito – Ceunsp)1
Resumo: O presente artigo busca esclarecer acerca da Perícia Digital e os crimes eletrônicos. Primeiramente pontuando Perícia e Perícia Digital e em outro momento mostrando quem são os peritos digitais e como eles realizam este trabalho, quais ferramentas necessárias para tal e os crimes eletrônicos e suas respectivas tipificações no ordenamento jurídico.
Palavras-Chave: Perícia. Perícia Digital. Perito Digital. Crimes eletrônicos.
1.
Introdução
Em face a vida que se leva hoje, praticamente toda ela conectada a rede mundial de computadores, um assunto vem ganhando forma nesta era eletrônica, a
Perícia Digital, juntamente a ela, uma profissão também ganha destaque no mercado, o Perito Digital.
11
Artigo elaborado na disciplina de ESTUDOS JURÍDICOS DIRIGIDOS – Módulo Perícias, sob a orientação da
Profa. Rosa Marciani.
1
A Perícia e as suas técnicas, por si só, já balizam o Perito para que este consiga fazer uma leitura dos fatos ocorridos, porém, muito além de simplesmente desvendar os crimes eletrônicos, o Perito Digital é capaz de trazer à tona toda a vida do criminoso, revelando como se age ilicitamente no mundo virtual.
Atualmente os crimes eletrônicos não estão positivados em um código fechado mas existem legislações esparsas em nosso ordenamento jurídico, para que se possa tipificá-lo, além claro de muitas outras legislações acerca dos mais diversos temas sobre o assunto.
O computador pessoal, pode guardar muito mais informações da vida do usuário, do que ele mesmo possa imaginar, passando a segurança eletrônica condição de necessária à fundamental para quem se utiliza da conexão da rede mundial. 2.
Perícia e Perícia Digital.
A Perícia define-se como o exame detalhado e minucioso feito em pessoas, coisas ou lugares, por profissionais técnicos habilitados e com o fim de lograr