Crime organizado no Brasil
No Brasil é conhecido como crime organizado o Comando vermelho, que foi o primeiro comando da capital, conhecido como a organização criminosa mais poderosa do Rio de janeiro, mas atualmente, a maioria dos seus líderes estão presos ou mortos. Entretanto, o Comando Vermelho ainda é controlado por facções encontradas em favelas e morros pichados com as letras "CV" nas ruas e muros. As milícias, que são formados por militares ou paramilitares compostas por cidadãos armados e com poder de policia, ou seja, toda e qualquer organização da administração publica terceirizada que possui estatuto militar, mas que não pertence às Forças Armadas de um país, como o Exercito, a Marinha ou a Aeronáutica.
É considerada também como crime organizado a Lavagem de Dinheiro, pois o Brasil conta com uma estrutura de fiscalização precária. Portanto qualquer individuo hoje em dia abre uma firma nas juntas comerciais sem se quer declarar impostos de renda ou movimentação da empresa, tendo assim ausência de controle nas transações financeiras. Fazendo do país um verdadeiro território livre para a ‘’lavagem do dinheiro’’ nativo do crime.
Tem também a famosa máfia do Colarinho Branco, que são os crimes corporativos, cometidos sem violência em situações comerciais por advogados, contadores, corretores de imóveis e banqueiros que encobrem e lavam suas ações, com considerável ganho financeiro. Investigados pela PF e pela ABIN.
Sem falar na livre atuação das casas de cambio nas regiões e fronteiras por onde se despacham quaisquer quantias para o exterior.
O Brasil é um dos maiores países fornecedores de produtos e materiais químicos que são utilizados por laboratórios na produção de entorpecentes, assim tomando conta dos países vizinhos produtores de cocaína de forma ilegal.
III