Criação Publicitária
Disciplina: Tipografia
Professor: Alexandre Mota
Trabalho Individual ou em dupla.
Valores:
Fase 1:DAD 20 pontos
Fase 2: AIA 25 pontos
Fase 3: TIG 10 pontos
Variações no desenho das letras podem ser feitas de várias formas. Uma possibilidade é a ornamentação. O tratamento da letra como imagem buscando uma relação figurativa ou ideográfica. Desvios e ornamentos no desenho das letras prejudicam o entendimento e a associação com os referenciais fonéticos, mas criam personalidade visual ao grafismo tipográfico.
O modo mais direto de dar a uma letra um aspecto figurativo é transformar o próprio signo em imagem, transformando o desenho das letras em imagens pictóricas. A partir do conflito entre a forma abstrata do alfabeto e a forma sugerida da imagem cria-se uma imagem de dupla leitura. Trabalhando entre o que é fonético e o que é figurativo, o leitor (e o tipógrafo) descobrem novas possibilidades.
A proposta do trabalho é o desenvolvimento de um alfabeto experimental com a perspectiva de construção de um alfabeto autoral. A estrutura e o desenho das letras devem ser a expressão gráfica de um conceito, sentimento, ideia ou estilo.
Exemplo:
TIPO ASSIM: ADRENALINA
____________________________________
Cronograma das etapas
Data: 06/11/2012
Apresentação da proposta para o professor. Os alunos devem apresentar a linha criativa do trabalho e um esboço da estrutura da letra. Pode ser em foto, rascunho, desenho etc.
Exemplos:
Data: 13/11/2012
DAD: entrega da imagem do nome do alfabeto composto na própria letra
Exemplo:
Data: 04/12/2012
AF: entrega do alfabeto completo com a aplicação da letra em uma peça gráfica. O aluno pode aplicar o alfabeto em um cartaz, cada de disco, anúncio publicitário, capa de revista, capa de livro, camisa etc. Não é necessário entregar o arquivo da fonte na etapa final, apenas imagens.
Exemplo:
Esboço inicial
Aplicação
Alfabeto criado
OBSERVAÇÃO
Alunos que não