Criação Publicitária
Comunicação Social – Publicidade e Propaganda
Fundamentos de Publicidade e Propaganda
DEPARTAMENTO DE CRIAÇÃO
Adrien Lucian
Alan Borgartz
Bruna de Almeida
Lucas Portilho
Lorenzo Rocha
São Borja, junho de 2015.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho irá abordar a criação publicitária, mais concretamente, irá exemplificar seu funcionamento, seus conceitos e o perfil dos profissionais que a compõem. Tem como objetivo informar sobre como o setor criativo se encaixa dentro de uma agência e nas diversas mídias que são utilizadas.
BREVE HISTÓRICO DE UMA AGÊNCIA
Em uma agência existe diversos departamentos que são responsáveis por fazer o trabalho acontecer. Enquanto o departamento de criação irá criar, o departamento de atendimento faz o contato com o cliente, e é responsável por identificar onde as campanhas terão sucesso.
No atendimento é onde tudo começa, pois ele é responsável pela comunicação entre cliente e agência. É ele quem vai sentar com o cliente para descobrir suas necessidades e quem vai montar o briefing para repassar para os departamentos de planejamento e de criação. Também é papel do atendimento, apresentar as campanhas e anúncios prontos para o cliente e defende-los. Após o atendimento, entra o departamento de planejamento, na qual é responsável por traçar os objetivos, orçamentos, prazos e tudo que é necessário para fazer o processo de criação e implementação funcionar. Baseando-se no briefing, a dupla de criação será responsável em elaborar ideias e executar peças publicitarias. O diretor de arte é responsável pela elaboração visual dos materiais, enquanto o redator cria os textos, slogans e títulos que serão utilizados. Feito o trabalho da dupla de criação, entra a mídia, que é o canal entre a agência e os veículos de comunicação. É o profissional dessa área que é responsável por definir e negociar onde e quando serão veiculadas as peças, de acordo com a necessidade do cliente e o perfil do