Criação publicitária
TURMA: CS5/CS6
PU BLI CI T ÁRI A
Prof. Breno Brito
Apostila
SETEMBRO 2009
3
Curso: Publicidade e Propaganda
Prof. Breno Brito
Disciplina: Criação Publicitária
1
BREVE HISTÓRICO DA PROPAGANDA BRASILEIRA E
A EVOLUÇÃO DA CRIATIVIDADE NOS ANÚNCIOS
A história da propaganda nada mais é que um capítulo da história do próprio homem em sua atividade econômica. Por isso, não se tem uma resposta exata de como surgiu a propaganda, quem foi seu criador. O que sabemos é que a primeira propaganda que se tem notícia foi a realizada pela igreja católica, séculos atrás, para a expansão de sua doutrina.
Foi até daí que surgiu o termo "propaganda". Mas vamos ao que interessa: A propaganda moderna surgiu da evolução pela qual passamos nos últimos 500 anos, quando ocorreram os grandes aceleradores da produção. Os descobrimentos, aumento populacional, racionalização da agricultura, concentração urbana, acumulação de capitais e mão-de-obra, formação de grandes empresas e, finalmente, o domínio da técnica.
Todos esses fatores fizeram desencadear a Revolução Industrial, tornando-se fatores massificadores da produção e consumo de bens e utilidades. Novas utilidades foram criadas com o surgimento das grandes concentrações populacionais, tornando o consumo maior e o giro do dinheiro mais rápido, o que estimulou, ainda mais, a produção. Dessa forma, com o domínio da máquina e da energia, bens e utilidades puderam ser fabricados em grande escala e oferecidos a um número crescente de pessoas. É aí que entram os meios de comunicação e a propaganda.
O consumidor deve ser informado que determinado produto está à venda, quais suas qualidades e vantagens e até mesmo ser induzido a preferir aquele produto e não os concorrentes. É preciso ir em busca de novos fregueses e não ficar esperando que eles venham até nós. A comunicação precisa chegar até eles, onde quer que estejam os produtos, serviços ou o