criação do partido facista italiano
A demonstração de poder do movimento fascista deu-se quando, em 27 de outubro de 1922, os fascistas realizaram a Marcha sobre Roma. A manifestação, que tomou as ruas da capital italiana, exigia que o rei Vitor Emanuel III passasse o poder para as mãos do Partido Nacional Fascista. Pressionado, o rei chamou Benito Mussolini para formar governo.
Para forçar a Alemanha a pagar as indemnizações de guerra, tropas belgas e francesas ocupam o Ruhr, o que agrava a crise económica alemã.
A Sociedade das Nações, também conhecida como Liga das Nações, foi uma organização internacional, idealizada a partir do documento apresentado pelo presidente dos EUA, Wilson, à Conferência de Paz, reunida em Paris, em Janeiro de 1919, conhecido como Os Catorze Pontos do Presidente Wilson.O Conselho da Sociedade das Nações reuniu-se pela primeira vez, em Paris, a 16 de Janeiro de 1920.
O Partido Nazi resultou da evolução de partidos anteriores. Contudo, em 24 de Fevereiro de 1920 foi baptizado com o nome de Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (NSDAP).
Adolf Hitler tornou-se o líder do Partido Nazi em 29 de Julho de 1921, e em seguida começou um programa mediante o qual o Partido se transformou numa organização radical e revolucionária. As Sturmabteilung (secções de assalto), conhecidas pela sigla SA, foram fundadas neste mesmo ano. O Partido iniciou uma política de expansão por meio do medo, da intimidação e ataques violentos a outros partidos políticos.