Fascismo nazismo
Os norte – americanos orgulhavam-se dos avanços tecnológicos que tinham sofrido, dos produtos que saíam das suas fábricas e afins que acreditavam que aquela iria ser uma época muito boa para eles. Assim sendo consideravam que nunca mais iriam passar por fenómenos como o desemprego ou mesmo a pobreza. Mas, havia indústrias como a extracção do carvão que não tinham conseguido recuperar os mesmos níveis anteriores a crise de 1920-21. O desemprego foi outro dos factores que veio a agravar mais ainda a situação porque graças ao avanço tecnológico passou a haver uma intensa mecanização e consequentemente implicou menor mão-de-obra. A agricultura também passava por uma fase menos boa visto que devido as produções excedentárias (produzia-se mais do que aquilo que era necessário) que originou a baixa dos preços e assim sendo a queda dos lucros.
Outro factor foi que os americanos e não só que tinham passado a investir nas bolsas de valores em busca de alcançar o dinheiro fácil, chegou a uma fase em que o índice geral das bolsas ultrapassou largamente o da produção. Acontece que em 24 de Outubro instala-se o pânico porque os preços das acções e lucros estavam a descer facilmente e então 13 milhões de títulos foram postos no mercado a preços baixíssimos e não havia comprador e apenas 5 dias depois foram postos mais 16 milhões de acções que tiveram o mesmo destino (crash )
Com isso as empresas, bancos e fabricas faliram, a taxa de desemprego disparou, como a procura pelos bens era baixa o produção industrial e os preços baixaram, houve um grande corte nos salários e chegava ao caso de pessoas que não tinham nada nem podiam pagar para dormirem na cidade então dá-se a criação de bairros de latas ao redor das cidade e com isso tudo dá-se então origem a depressão.
O fascismo
Factores da ascensão do fascismo
As causas do fascismo em Itália foram porque os italianos estavam descontentes com o tratado de versalhês onde a Itália perdia