2 Guerra
Após o fim da 1GM , com as frustrações deixadas por ela e os movimentos de esquerda , surgiu na Europa um movimento conhecido como nazi-facismo. Antiliberal, anti-operário, antidemocrático e anti-socialista, o movimento visava um Estado forte e capitalista. Que foram instalados em dois países Itália e Alemanha .
Facismo:
A situação pós-guerra na qual a Itália se encontrava era ruim. Crise econômica e política alem de desmoralização causada pela guerra, que trouxe 700 mil mortos e nenhuma conquista territorial. . Com isso Mussolini fundou o partido facista junto com os camisas negras ( milícia armada) .Atacando adversários, principalmente comunistas, obtiveram o apoio da burguesia e conseguindo assim a ascensão do partido. Alem disso divergências parlamentares quanto ao Partido Popular e o Partido Socialista que não conseguiam por fim a instabilidade no país, fizeram com que as elites começassem a apoiar os facistas e assim obtiveram mais participantes no parlamento.
Com o Partido facista mais forte, Mussolini fez um “assalto ao poder” com 50 mil camisas negras de toda Itália marchou até Roma exigindo o poder. O rei assustado cedeu ao pedido e Mussolini foi nomeado primeiro-ministro, e assim fraudando eleições os facistas tomaram a maioria parlamentar. Dois anos depois Mussolini vira “Duce “(condutor supremo) implantando assim o estado totalitário com as leis de exceção, acabando com a oposição suprindo a imprensa e caçando a licença de todos advogados antifascista.
Em 1929 Mussolini ganha também o apoio da Igreja apos assinar o Tratado de Latrão onde foi solucionada a questão romana. O papa reconhece o estado Italiano e Mussolini implanta a catolicismo como religião oficial da Itália, alem de reconhecer a soberania do Vaticano.
Durante a crise de 1929 o Duce para superá-la intensificou a produção de armamentos e conquistas territoriais, ressuscitando a idéia da restauração do antigo Império Romano. Assim aliou-se a Alemanha e