Criação de peixes em tanque rede
1 de 7
http://www.emater.mg.gov.br/site_emater/Serv_Prod/Livraria/Agridata...
Apresentação
Unidade de produção de Alevino
Vantagens dos Tanques-Rede
Tanques-Rede
Materiais
Perfil da propriedade e do produtor
Manejo
APRESENTAÇÃO
PISCICULTURA EM TANQUES-REDE
Programa de Desenvolvimento da Piscicultura no Lago de Furnas
O lago de Furnas, apesar de sua extensa área (1.470 Km2), tem sua produção de pescado limitada, devido a reduzida produção natural de alimento.
Obedecendo determinados critérios, o lago servirá para a criação intensiva de peixes em tanques-rede, que pela sua profundidade, aeração e qualidade de água propicia o ambiente adequado para esta atividade.
Com a criação em tanques-rede espera-se abastecer o mercado consumidor regional, exportar o excedente e principalmente suprir os pesque-pagues com peixes de boa qualidade. Este sistema de criação permitirá, ainda, a redução da pesca extrativista, tendo como conseqüência, a preservação das espécies nativas.
UNIDADE DE PRODUÇÃO DE ALEVINOS
Nem sempre os alevinos adquiridos pelos Produtores Rurais são de boa qualidade, sendo comum a comercialização de larvas. Além disso a atuação de intermediários na comercialização encarece o produto. Por isso, foram construídas 2 Unidades de Produção de Alevinos, que possuem instalações adequadas para a reprodução e alevinagem das espécies previstas, projetadas para a produção de 4.000.000 (quatro milhões) de alevinos/ano, para os piscicultores dos municípios lindeiros do lago de Furnas.
Estes serão repassados aos piscicultores após uma criteriosa inspeção sanitária e com um tamanho condizente com a atividade de engorda.
Inicialmente, serão produzidos alevinos de tilápia e pacu. Posteriormente, outras espécies como, piracanjuba, matrinchã e piau também o serão, desde que os resultados financeiros obtidos experimentalmente com estas espécies sejam compensadores. Estes alevinos suprirão a demanda dos