Criatividade : projeto, desenho, produto
Pg. 9 Criatividade é compreendida, neste livro, como o conjunto de fatores e processos, atitudes e comportamentos que estão presentes no desenvolvimento do pensamento produtivo.
Pg. 62
Pg. 64 Criatividade é fundamental tanto no início do projeto, quanto na escolha dos meios mais eficientes para comunicar visualmente suas características.
Pg. 68-69 Etapas do Processo Criativo:
Identificação (definição/delimitação)- Identificação do Problema. Sua característica principal é a definição e o entendimento das necessidades e objetivos de um problema. Nessa etapa se prestam alguns procedimentos tomados de métodos projetuais para a configuração das situações de desajuste do produto em estudo: (i) “definição” do problema ou problematização- ato de formar problemas a partir da “delineação” do produto; (ii) “delimitação” do projeto ou contextualização- ato de restringir, demarcar, circunscrever o “fundo”, no qual o processo projetual se desenvolverá, para solucionar os problemas de “formação” do produto.
Pg. 70-71 Jones (1978) apresentava os métodos de “definição de objetivos”; de “investigação de literatura” e de “investigação de intenções visuais”.
Sugiro que os métodos de Jones sejam estudados e analogamente comparados, para poder-se fazer uma “lista de verificação”, uma “listagem” ou um “chequeliste”, ou listar, “organizar de forma exaustiva as informações sobre atributos de um produto, servindo assim para detectar deficiências informacionais que devem ser superadas”. Os exercícios propostos são: primeiro- “anotar tudo que se sabe sobre um produto, seu uso e eventuais problemas. Anotar itens com relação aos quais a informação disponível é incompleta”; segundo- “formular, com base em material fotográfico, uma lista de deficiências detectadas no produto” (Bonsiepe et alii, 1984,p.38).
Pg. 72 Valendo-se do livro Cognition and Thought (Reitman, 1996, p. 126),