PIB produto interno bruto
As estatísticas de renda do PIB per capita são usadas para se ter uma ideia grosseira do nível de vida dos habitantes de vários países e da produtividade industrial desses mesmos países.
O PIB refere-se à produção interna, isto é, realizada no país, dentro do seu território, por agentes de qualquer nacionalidade desde que produzam dentro dum mesmo país a que se quer fazer a menção da produção durante um determinado tempo. Quando se quer a produção excluindo-se agentes estrangeiros, o índice utilizado é o Produto Nacional Bruto (PNB).
O PIB de um determinado país, tem de se calcular tendo em conta o número da população, porque nem sempre um grande PIB corresponde a uma elevada renda per capita, pois ela não depende apenas das riquezas produzidas, mas também do tamanho da população do país.
No campo das organizações, a racionalização do trabalho há muito tempo vem sendo empregada nos mais variados sistemas produtivos, aparece como regras, hierarquias, especialização, treinamento. É relativa ao conteúdo dos fins operacionais dos sistemas legais, económico e administrativo. O trabalho analisado compreendia apenas as actividades motoras, negligenciando as actividades perceptivas e cognitivas. No inicio o trabalho não interessava aos meios científicos, somente aos esforços físicos.
O Produto Interno Bruto (PIB)
O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer sejam países, estados ou cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc).
Segundo ALMEIDA (2007:62), “O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objectivo de mensurar a actividade económica de uma região”.
Na contagem do PIB, considera-se apenas bens e serviços finais, excluindo da conta todos os bens de consumo de intermediário, ou seja, aqueles que consumimos na produção de outros bens de consumo duráveis. Isso é feito com o intuito de