leis de newton
Porque razão quando viajamos de carro e este curva para a esquerda somos projetados para a "direita"?
E porque razão quando o carro trava somos projetados para a "frente"?
A resposta é simples em ambos os casos. Primeiro não podemos esquecer que somos solidários com o carro e que nos deslocamos à mesma velocidade em relação à estrada que o carro, estando relativamente a este em repouso.
Na realidade quando o carro curva para a esquerda não curvamos para a direita, apenas continuamos o movimento que tínhamos inicialmente, isto é, continuamos em frente com a mesma velocidade, o que também acontece quando o carro trava, e nós não.
Estamos perante o significado físico da 1ª Lei de Newton, a Lei da Inércia, e que nos diz que um corpo permanecerá em repouso ou em movimento retilíneo uniforme, isto é, com velocidade constante, a menos que alguma força, ou resultante de forças não nula, atue sobre ele.
Assim, se
, o corpo está em repouso, e se movimento retilíneo uniforme.
, o corpo está animado de
Porque razão um corpo caído de uma varanda aumenta a sua velocidade enquanto cai? E porque razão quando é atirado para cima na vertical a sua velocidade diminui, até acabar por parar (antes de voltar a cair, claro!)?
Qualquer corpo com massa fica sujeito à ação da força gravítica que a Terra exerce sobre ele.
Essa força é responsável pela aceleração do corpo, aceleração da gravidade, o que faz com que o corpo aumente a sua velocidade, quantidades iguais em tempos iguais, durante a queda (movimento retilíneo uniformemente acelerado) e diminua a sua velocidade, quantidades iguais em tempos iguais, durante a subida
(movimento retilíneo uniformemente retardado).
Assim,
e se
, como é a força gravítica,
, para situações de
proximidade com a superfície terrestre, que atua sobre o corpo, implica uma variação constante de velocidade ao longo do tempo.
, o que
Este é o significado físico da 2ª Lei de Newton, a Lei