A Onda
O assunto segunda guerra mundial ainda hoje abala centenas de pessoas, das causas apontadas para a confiança do povo alemão em Adolf Hitler podemos citar a a grave crise econômica em que a Alemanha mergulhou após a derrota da 1ª Guerra Mundial e a consequente baixa autoestima coletiva. No entanto, o filme A Onda (Die Welle no original alemão) produzido na Alemanha em 2008 (Remake do filme estadunidense The Wave de 1981) nos mostra que não é necessário casos extremos para se obter o controle de massas populacionais.
O filme é baseado no experimento social da Terceira Onda, projeto criado na cidade de Palo Alto, Califórnia pelo professor estadunidense Jon Jones em 1967. O professor inovador buscando uma maneira de manter os alunos interessados pela matéria e com o objetivo de melhorar a qualidade das aulas remonta a Alemanha nazi fascista dentro de um contexto escolar. O experimento teve duração de uma semana começando com aproximadamente 90 alunos (as 3 salas de aulas que Jon lecionava) terminando com mais de 200 alunos.
O professor agora era o führer e os alunos deveriam chama-lo apenas de senhor Jon, ele também designou um tipo de comprimento, um movimento ondular com as mãos que se espalhou pela escola. Jon palestrou durante a semana sobre a comunidade e a força que ela tem, fez nascer dentro dos alunos um forte sentimento nacionalista. Era fácil perceber que as aulas estavam melhorando e os alunos estavam aprendendo mais, alunos que eram extremamente tímidos para falarem e fazerem perguntas dentro da sala de aula agora, erguiam suas mãos quando estavam com dúvidas.
Durante a semana foi verificado como era fácil manipular os alunos e em dado momento foi pedido para alguns alunos vigiarem os outros e fazerem relatórios sobre os que estavam infringindo as regras, clara referência a Gestapo acrônimo alemão de Geheime Staatspolizei ou polícia secreta do Estado da época de Adolf Hitler.
Nessa semana também foi verificado como a terceira onda influenciou