bruno Munari
Para projetar com facilidade uma solução para um problema, o mesmo deve ser analisado e decomposto previamente. Solucionando os pequenos problemas é possível solucionar os maiores, e até mesmo os considerados impossíveis.
Com o objetivo de atingir o melhor resultado com o menor esforço, a metodologia projetual várias etapas para a elaboração e a execução de um projeto, dispostas por ordem lógica e ditada pela experiência. O método pode ser modificado se outros valores que colaborem com o processo forem encontrados através da criatividade do indivíduo. Após sintetizar o método proposto, é feita uma recolha de dados e posteriormente uma análise, para ver soluções em outras situações. Essa fase tem uma enorme importância para identificar o que não deve ser feito ao projetar. A criatividade é lançada os limites do problema, não propondo nada irrealizável ou fora do contexto. Após chegar-se a uma noção da solução, deve-se analisar os materiais e as tecnologias disponíveis para a execução do projeto. Testar as técnicas e os materiais que se adaptam melhor ao projeto também é uma etapa importante. Após todos os procedimentos, são feitos os esboços e modelos. Esta etapa é seguida pela verificação do modelo, que consiste na apresentação do protótipo para prováveis consumidores e na adaptação do mesmo conforme a opinião dos usuários. Os desenhos técnicos para a fabricação só são produzidos após essas adaptações.
Deve-se ressaltar a importância de analisar os objetos, nunca se deve analisar um objeto levando em consideração o gosto pessoal, mas sim seus aspectos funcionais, os elementos que o compõe, a ergonomia, e uma série de outros fatores. O design busca uma forma correta de produzir objetos que respondam a funções necessárias. E que a criatividade é utilizada para simplificar questões eliminando tudo o que não serve para a realização dos objetivos como custos elevados, tempo de trabalho, tempo de montagem, acabamento e outras complicações.