Metodologia Projetual de Bruno Munari
Partindo da definição de metodologia ( Métodos + Técnicas + Ferramentas) e sabendo que segundo Servian e Cervo 1975: “Em seu sentido mais geral, métodos significa a ordem que se deve imprimir aos diferentes processos necessários para atingir um objetivo ou um resultado necessários” e que técnicas e ferramentas são formulas e instrumentos de auxilio ao método para a concretização do objetivo idealizado esboçamos aqui uma adaptação da metodologia de Bruno Munari(2002)
A metodologia utilizada parte de um problema/necessidade humana a ser suprida, a partir deste o processo é originalmente divido onze partes, porém aqui adaptado em seis etapas, conforme a necessidade aparente do projeto, sendo que uma das etapas foi inserida e não existe no modelo original.
A primeira fase chamada de problema, trata da detecção do mesmo, e análise pontuando objetivo geral e objetivos específicos que serão a base para o projeto.
Em seguida a fase de recolhimento de dados, onde as pesquisas serão postas em práticas e com o auxílio de técnicas e ferramentas serão analisadas de maneira específica. Painéis semânticos retratando público alvo, lifestyle, estado de design, temática, materiais e concorrentes serão montados e para chegar a eles pesquisas de campo, observando público, tendências e concorrentes serão feitas, e pesquisas bibliográficas para definir temática de inspiração, ainda nessa etapa para estudar os possíveis concorrentes será usada a técnica do PFFOA.
Obtendo todos os dados, desmembrando seu conteúdo e analisando a fundo cada área pesquisada, obtêm-se uma base de informações que tona a criação mais fácil, assim sendo vamos para a fase chamada de criatividade, em que os croquis serão desenhados e os mais adequados serão escolhidos.
Com a coleção toda definida, desenhada e ilustrada é hora do estudo de volumetria e confecção do protótipo, é a fase da experimentação, e mudanças ou ajustes necessários que faz parte da etapa de