Crianças
Dra. Máira De Carli
Saúde Escolar: conjunto de ações que visa promover, proteger e recuperar a saúde do indivíduo em processo formal de ensino-aprendizagem.
A escola subentende uma ampla variedade de instituições que, embora subordinada a um elenco de dispositivos normativos governamentais, diferem entre si quanto a propostas pedagógicas, recursos humanos e materiais, entidades mantenedoras. As crianças não podem ser entendidas na generalidade, pois elas se diferenciam por seu nível social, passado cultural, acesso a meios de comunicação de massa, experiências intra e extrafamiliares.
A “Criança na Escola” deve ser
“Criança
estudada como “As diferentes crianças nas diferentes escolas”.
Constituição Brasileira: obrigatoriedade da escolarização para as crianças de 7 a 14 anos – correspondente às oito séries do 1° grau.
Pré-escolas, jardins, escolas maternais e creches: etapas de passagem da socialização familiar para a socialização secundária que se inicia na escola.
Qual
Qual a melhor escola?
Não existe uma escola ideal que possa ser receitada.
A melhor escola será aquela que atenda às expectativas e projeções que os pais fazem sobre o futuro dos seus filhos. Do ponto de vista físico: garantir espaço ao ar livre, prédios ensolarados, ventilados e limpos, instalações sanitárias adequadas.
Equipamento seguro e adequado às diversas idades.
Equipe poderá ser simples ou diversificada, devendo haver coesão em torno da proposta educacional da escola. A escola instrui e educa.
Instrui segundo um currículo normatizado de uma determinada região ou país.
Educa formando um cidadão imbuído de determinados valores.
Adaptação escolar: - amadurecimento intelectual, emocionale físico; preparação para a socialização extrafamiliar ; escola com maleabilidade suficiente para atender às necessidades específicas.
Inadaptação escolar: - recusa em ir à escola; agressividade; passividade;
desinteresse;