Crianças e Jovens em risco
Perigo: Sempre que se verifica a confluência de várias situações de risco numa mesma criança ou jovem, podendo assumir várias manifestações.
Risco: “Situações de crianças que, pelas suas características biológicas e/ou familiares, se encontram potencialmente sujeitas a omissões na satisfação das suas necessidades de ordem física (Alimentação, abrigo, segurança e higiene), socio-emocional, (interação, afeto, estimulação, atenção e contato) ou familiar, vendo comprometido o seu processo de desenvolvimento.” (Penha, 2000, citado em Alves, 2007).
Maus Tratos Físicos e Características
Maus-Tratos físicos é o uso intencional e não acidental da força por parte de uma entidade parental, ou de qualquer outro prestador de cuidados que interaja com a criança a seu cargo, com o objetivo de a magoar, ferir ou destruir fisicamente. É a agressão ou espancamento da criança, incluindo vários tipos de traumatismo como: Equimose, que consiste na infiltração de sangue nos tecidos, são geralmente localizadas no tronco, abdómen, nádegas, nas bochechas e no couro cabeludo. Os familiares ou tutores quando utilizam as mãos como arma, geralmente ficam com marcas equimóticas de dedos. Feridas, deixam marcas do objeto utilizado. Os arranhões são reconhecidos pelos cortes compridos e finos e as mordidelas revelam a marca dental do agressor. As feridas lineares e transversais são produzidas por correntes, por tubos de botija de gás, corda com laço e cintos. Marcas circulares nos punhos ou calcanhares, demonstram que a criança esteve presa à cama (cadeira, árvore,…) por ligaduras ou cordas. Às vezes as crianças contêm feridas na boca e na cara e são lesões provocadas a tentar calar enquanto gritam ou choram, devido a este tipo de atitudes, poderá haver um rompimento de tecidos moles da boca ou até mesmo os dentes serem arrancados. Queimaduras, há queimaduras que são evidentes, enquanto outras que são difíceis de diagnosticar. As