Crianças invisíveis bilú e joão
Neste trabalho será apresentado a realidade a respeito das expressões da questão social no nosso país, podendo notar as diferentes manifestações a seu respeito, mas com tudo uma mesma referência focada e centralizada na avaliação do vídeo apresentado (Crianças invisíveis Bilú e João),e na relação do mesmo com a realidade vivida na cidade de Curvelo mostrando através da entrevista no Centro de Referência e Assistente Social. Feito este levantamento poderemos ter uma analise de tantas desigualdades, como elas surgem nas famílias e como são enfrentadas.
2 – ENTREVISTA
Entrevista realizada no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, com a assistente social Elizangela de Lourdes C. Amaral.
• Elizangela em nosso município ou em nosso bairro provavelmente já ocorreu algum caso de exploração e/ou abuso infantil, diante de tantas injustiças que vemos todos os dias na mídia e no nosso dia a dia, conte-nos algum fato marcante que foi atendido aqui no CRAS.
Resp.: Infelizmente, em nosso município existem vários casos de abuso e exploração infantil. Mostrarei dois casos que aconteceram recentemente.
CASO 1: Aqui no nosso bairro ocorreu com um menino de 11anos. Havia abandonado a escola, e como a mãe trabalhava fora ele ficava na rua em constante conflito com vizinhos e colegas. A mãe achando que resolveria o problema como ele não queria estudar, conseguiu um emprego para o filho como vendedor ambulante de salgados. Assim ajudava com o dinheiro de suas vendas para seus utensílios próprios. A mãe não imaginava que aquela situação o colocaria em risco. Até que o CRAS, através de denuncia tomou conhecimento do caso e procurou a família, com objetivo de orientá-los quanto aos riscos que aquela criança corria nas ruas e na violação dos seus direitos e da importância dos estudos no futuro da mesma. Depois de muita conversa e orientação do psicólogo e dos