Método de pesquisa
1- O objetivo foi avaliar se o uso do porta-escovas diminui a contaminação de escovas dentais por coliformes e parasitas intestinais.
2-A pesquisa foi feita com 108 pessoas de diferentes faixas etárias, na cidade de Alfenas/MG.
3-Primário. Pois os próprios pesquisadores levantaram dados para seus estudos, no caso, foi feito um preenchimento de questionário contendo desde informações pessoais até a coleta de material das escovas dentais.
4- Após 60 dias, as escovas dentais foram submetidas à analise (utilizando: soro fisiológico, caldo Brila, incubação e centrifugação). O sedimento foi analisado ao microscópio para a pesquisa de cistos de protozoários e ovos de helmintos.
Documentação odontológica e atendimento de pacientes HIV+ : que atitudes estão sendo tomadas?
1- A pesquisa teve como objetivo a verificação das atitudes tomadas por cirurgiões-dentistas em relação à elaboração e guarda de documentação odontológica, à utilização de medidas de biossegurança e ao atendimento de pacientes HIV+.
2- Foi realizada por 150 cirurgiões-dentistas da cidade de Poços de Caldas/MG.
3- Primário. Os próprios pesquisadores levantaram dados para seus estudos.
4- Através de questionários que foram aplicados através de entrevista pessoal.
Prevalência de anomalias de desenvolvimento dental entre 129 crianças e adolescentes de Juiz de Fora (MG): um estudo radiográfico
1- Os dados obtidos permitiram confirmar a importância do exame radiográfico extrabucal entre 3 a 17 anos de idade, no diagnóstico precoce de tais anomalias e no tratamento de problemas por elas caudados, contribuindo para a reabilitação funcional do paciente.
2- Foram incluídas no trabalho 129 crianças ( 69 meninas e 60 meninos), com idade entre 3 e 17 anos, sem distinção de raça.
3- Foram realizados exames radiográficos extrabucais e exames