crianças invisiveis
Curiosidade
· Cada curta foi realizado por um diretor, em um país diferente: Brasil, Itália, Inglaterra, Sérvia e Montenegro, Burkina Faso, China e Estados Unidos.
· Todos os diretores trabalharam de graça ao realizarem seus curtas para Crianças Invisíveis e parte da renda do filme é destinada ao Unicef e ao Programa Mundial contra a Fome.
· É muito comum que um longa-metragem seja o resultado do somatório de alguns curtas. Esse é um formato muito usado pela cinematografia de vários países. Entre os exemplos brasileiros vale a pena conhecer o filme Cinco Vezes Favela, com curtas de Marcos Farias, Miguel Borges, Cacá Diegues, Joaquim Pedro de Andrade e Leon Hirszman.Algumas possibilidades de trabalho com o filme Crianças Invisíveis
· Áreas: Linguagens e Códigos / Ciências Humanas
· Sugestão de disciplinas: Arte / História / Geografia
· Tema: Ética (Direito da Criança, Responsabilidade Social, Valores Éticos).
· Sugestão de assuntos: Gênero do filme, construção das personagens e situações, aspectos estéticos de cenas/imagens, contexto histórico, matrizes culturais.
Orientações preliminares
Trata-se de um filme composto por sete curtas-metragens dirigidos por diretores de vários países. Sugere-se, então, que os professores iniciem o trabalho com os alunos apresentando os créditos de cada curta, onde são informados os nomes do diretor e o continente/país em que foi filmado, etc. Ressaltar que foi produzido com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef. O filme, por sua temática e argumento, pode ser objeto de análise de professores e alunos em quaisquer das disciplinas, apresentando