Crianças invisíveis
CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL
ALINE DOMINGOS MUNIZ
CRIANÇAS INVISÍVEIS BILÚ E JOÃO
ITUIUTABA
2012
ALINE DOMINGOS MUNIZ
CRIANÇAS INVISÍVEIS BILÚ E JOÃO
Trabalho apresentado à UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, como requisito para a obtenção de crédito na Atividade Interdisciplinar Individual. Tutores Orientadores: Maria Ângela Santini Paulo Aragão Giane Albiazzetti Sérgio de Goes Barboza
ITUIUTABA
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3 DESENVOLVIMENTO 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10 BIBLIOGRAFIA 11
INTRODUÇÃO
Esta atividade partiu da análise do vídeo “Crianças invisíveis Bilú e João” e teve como objetivo proporcionar uma reflexão crítica acerca da sociedade capitalista sob o ponto de vista das desigualdades sociais, desigualdades de direitos e as diversas expressões da questão social.
Além do vídeo, foram levantadas informações na Secretaria de Desenvolvimento Social, Conselho Tutelar e Vara da Infância e Juventude na cidade de Ituiutaba para direcionar as discussões sobre o assunto e construir um texto que retrate o contexto social das crianças pobres no Brasil no que diz respeito ao trabalho infantil e consequente evasão escolar.
Foram levantadas pesquisas bibliográficas que embasaram as discussões e ofereceram uma visão acadêmica do contexto estudado, mostrando, dentre outras coisas, que cuidar da infância e da juventude é uma missão de todos personalizada no papel do Assistente Social em parceria com os órgãos públicos.
DESENVOLVIMENTO
Ao pensar as contradições existentes no modo capitalista de produção, mais precisamente as contradições entre