Crianças invisiveis
Serviço social
wilma kênia da silva filgueira
crianças invisiveis bilú e joão
Guarabira
2012
wilma kênia da Silva filgueira
crianças invisíveis bilú e joão
Trabalho interdisciplinar individual apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de Ciência Política, Economia Política, Oficina de Formação Questão social e fundamentos Hitóricos, teóricos e Metodológicos do Serviço social.
Orientador: Prof. Maria Ângela Santini, Prof. Paulo Aragão, Prof. Gianne Albiazzetti e Prof. Sérgio de Goes Barboza.
Guarabira
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
INTRODUÇÃO
“Meu trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão do vídeo Crianças Invisíveis Bilú e João”, de acordo com a realidade vivenciada por outras crianças no Município em que habitam; como também procurarei explanar minhas observações desse contexto diante da desigualdade social, desigualdade de direitos, e as diversas expressões da questão social.
DESENVOLVIMENTO
É um projeto cinematográfico que reúne 7 curta metragens, todas protagonizadas por crianças de países diferentes,realidades diferentes, pobreza, AIDS, guerra, discriminação, relacionados a uma infância perdida, esquecida. e o nome não poderia ser outro: ¨Crianças Invisiveis¨. Dirigido por importantes cineasta, incluindo a brasileira Kátia Lund.Foi elaborado a pedido da Coordenação da Infância e Juventude (CIJ), lançado em 2005, produzido com o patrocínio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEEF), como o objetivo de construir um papel das tristes condições em que vivem as crianças de todo mundo. Bilú e João foram produzidos em São Paulo. A comunidade em que vivo, percebo que a realidade de nossas crianças não é tão diferente das do vídeo, apenas tomam formas diferentes. São instruídas muitas vezes pelos pais para complementar a renda familiar, através do trabalho