Crianças invisiveis
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO serviço social
ranielle de sousa oliveira
crianças invisiveis bilú e joão
João Pessoa
2012
ranielle de sousa oliveira
crianças invisíveis bilú e joão
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Ciência Política,Oficina de formação:Questão Social,Economia Pilítica e Fundamentos históricos e Teoricos III.
Prof. Claudia Maria Ferreira,Daniela Sikorski,Giane Albenazzetti e Marco Aureleo Arbex.
João Pessoa
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 2
2 A REALIDADE DO TRABALHO INFANTIL 3 2.1 INFÂNCIA PERDIDA 3 2.2 INICIATIVAS NO MUNICÍPIO E ESTADO PARA ERRADICALIZAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL. 5 2.3 ALDEIAS INFANTIS SOS 7
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
REFERENCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
Esse trabalho é uma lição para todos refletirem sobre o que anda fazendo em suas vidas, principalmente para que lembrem quando foram crianças, não esqueçam dessa época, independente de como foi, de seus sonhos, esperanças, ideais, e trabalhem como puder, se tiverem em casa um acriança ou não, façam algo para mudar esse mundo, que as forçam a se tornarem um 'adulto em miniatura', cujo único brinquedo que conhece é o que vê outras crianças se divertirem, mas terão que trabalhar e muito para terem o mínimo para sua subsistência.
Oportunidade é a palavra chave para essas crianças. Oportunidade de terem uma vida melhor, se tornarem pessoas melhores. Onde seria bom que a única marca carregada fosse aquela que ganhou em uma partida de futebol, ou ao cair da árvore onde pegava goiaba. E não da violência de receber uma bala perdida, uma garrafa quebrada na cabeça por seu pai, da fuga da policia, da briga entre gangs e entre outras coisas.
2 A REALIDADE DO TRABALHO INFANTIL
“Toda infância tem direito a cuidados e assistência”. (Declaração de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes)
-------------------------------------------------
O filme Crianças