CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS
A cognição da criança de 0 a 3 anos divide-se em:
SENSORIO MOTOR é onde a inteligência esta nos sentidos e nas ações, um estagio da inteligência pré-verbal. Desenvolvendo sentimentos, sensações, ações sobre o mundo em que vivem. Iniciando nos reflexos, passando para capacidades perceptivas e sensoriais: visão audição tato olfato e paladar.
Vão se adaptando em estágios: de 0 a 2 anos, aprendem a sugar, conhecer o corpo, repetem ações que chamem atenção dos outros, conhecem objetos e pessoas, pronunciam as primeiras palavras, criam comportamentos para que permaneçam com o mesmo objeto, por exemplo. Criam noção de experimentação e curiosidade, começam a imitar mais apuradamente, tentam resolver seus pequenos problemas, inicia percepção simbólica.
Entre 2 e 3 anos, entram no estagio PRE OPERACIONAL, começam a pensar conceitualmente e se afastar das percepções iniciais e imediatas, se reconhecem num espelho, tem uma imitação mais definida, brincam de faz de conta e etc.
O DESENVOLVIMENTO DA FALA têm início no nascimento e evoluirá por toda a vida. Os diferentes choros são as primeiras interlocuções. Os pais nos primeiros dias de contato com o bebê, já conseguem distinguir os significados de dor, fome, incômodo ou manha em cada choro.
Aos 3 ou 4 meses inicia-se os primeiros balbucios.
Aos 5 ou 6 meses as primeiras palavras decorrentes dos balbucios “mãããmãmã“ “papapa”, “dadada” e as interações quando se volta para a direção de onde vem o som e já emite alguns ruídos com o intuito de chamar atenção. Gritinhos e gargalhadas.
Aos 7 meses já atende e se volta, ao ser chamado pelo nome.
Por volta dos 8 meses o pequeno começa a concentrar-se por um pequeno período de tempo, cinco ou dez minutos, ouvindo uma história e repetindo a seu modo tudo o que escuta
De