Brincadeiras para crianças de 0 a 3 anos
1 Introdução
No ambiente de aprendizagem, o brincar deve ser considerado como essencial, mas para isso é necessário, antes de tudo, que estejam integrados os aspectos de cuidado e educação.
Se o trabalho na Educação Infantil é desempenhado dentro desses princípios, nota-se que o desenvolvimento de uma prática lúdica não se configura como algo imposto, mas como parte do processo natural de ensino- aprendizagem.
Ao dizermos ensino-aprendizagem, podemos entender que o ensino diz respeito ao professor e a aprendizagem, ao aluno, embora saibamos que tanto o aluno como o professor podem juntos construir conhecimentos. Desta forma, a ludicidade se refere tanto ao que diz respeito ao professor quanto ao aluno.
Desenvolver brincadeiras enquanto instrumento de aprendizagem na Educação Infantil não é uma tarefa difícil, contudo necessita de uma formação específica para trabalhar junto às crianças pequenas, bem como de um amplo referencial teórico e, porque não dizer, de disposição e amor pela profissão.
Assim, nos capítulos a seguir, vocês encontrarão algumas dicas para desenvolver jogos e brincadeiras junto às crianças de tenra idade.
2 Brincadeiras para crianças de 0 a 12 meses
Para desenvolver um trabalho lúdico com as crianças de zero a três anos, com um olhar pedagógico, é preciso, primeiramente, ter intimidade com a criança, ou seja, transmitir-lhe confiança e segurança, que podem ser demonstrados pelos gestos de cuidado e carinho.
Tais sentimentos ocorrem, na maioria das vezes, de forma natural, a partir da relação adulto-criança.
Vejamos, então, algumas sugestões de atividades que podem ser realizadas com essa faixa etária:
Música: Cantar músicas infantis para os bebês; colocar cantigas suaves e serenas para que eles escutem; dançar com os bebês no colo ou sentados no berço, fazendo movimentos e balanços (suaves);
Massagem: Massagear os bebês de maneira suave. Olhe para eles enquanto os