Atividade de Portfolio_Aula 05:“Poema Cão Sem Plumas”

812 palavras 4 páginas
Disciplina: Literatura Brasileira III
Polo: Quiterianópolis
Tutor: Sandra Mara Alves da Silva
Aluna: Antônia Kaline Vieira Silva

Atividade de Portfolio_Aula 05:“Poema Cão Sem Plumas”

Quiterianópolis-Ce 2014

Atividade de Portfólio 05
Aula - 04 (Tópico 02)
Dentre os poemas de João Cabral de Melo Neto disponíveis no Tópico 2 da Aula 5, escolha um para fazer uma pequena análise crítica, na qual encontrem-se reflexões sobre a poética de João Cabral. Para tanto, faça pesquisas antecipadas sobre o poeta e sobre o poema escolhido, a fim de embasar teoricamente a sua análise. Seu texto deve ter, pelo menos, duas páginas.
João Cabral de Melo Neto (1922 – 1999) se revelou um engenhoso poeta se tornando o mais importante poeta da Geração de 45. Desde cedo teve interesse pela escrita e pela literatura de cordel nordestina, escreveu perto de 200 poemas sobre o estado onde ele nasceu e sobre temas que contemplam a capital Recife e o rio Capibaribe.
Ao nos depararmos com o poema “Cão sem plumas” temos dificuldade de interpretação, visto que quais relações poderiam fazer de um cão com plumas dentro do poema. Mas o autor em seu poema nos revela sua generosidade investigativa e critica a cerca do descaso com que a sociedade trata o rio que corta a grande Recife, ele traça um paralelo entre o rio e os habitantes da cidade.
O poema compõe-se de quatro momentos ("Paisagem do Capibaribe", I e II; "Fábula do Capibaribe", III e "Discurso do Capibaribe" IV) que traz nas duas primeiras partes a imagem do rio, e nas duas últimas o discurso em si. A linguagem nos apresenta imagens estranhas, associações improváveis, a começar pelo título do poema. João Cabral se vale da poesia pra fazer uma denuncia e com isso sensibilizar a respeito da desvalorização da importância do rio para Pernambuco, usando de uma comparação metafórica para se expressar.
Em “Cão sem plumas” o rio e o

Relacionados