Crianças abandonadas
SERVIÇO SOCIAL
dAniella suzi fontes silva
CRIANÇAS ABANDONADAS NO BRASIL: UM PROBLEMA SOCIAL OU POLÍTICO?
Paulo Afonso – BA 2012 dAniella suzi fontes silva
CRIANÇAS ABANDONADAS NO BRASIL: UM PROBLEMA SOCIAL OU POLÍTICO?
Atividade de produção textual, apresentada como requisito parcial de avaliação das disciplinas de Psicologia Social, Sociologia, Filosofia e Fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do serviço social II, ministradas pelos Professores Lisnéia Rampazzo, Sergio de Goes Barbosa, Márcia Bastos, Adarly Rosana e pela Tutora Virtual Juliana Dorta no 2 semestre de 2012
Paulo Afonso – BA
2012
RESUMO
No Brasil, o abandono de crianças vem desde o séc. XVIII quando era comum encontrar crianças largadas em ruas, becos, portas de casa e no lixo. Os motivos de abandono era a falta de recurso para se criar mais um filho e muitas vezes era para preservar a honra das moças solteiras que engravidavam numa relação duvidosa.
Trata-se de crianças nascidas de relações amorosas diversas – oriundas de uma extensa multiplicidade de contatos fortuitos, por vezes perigosos, proibidos, clandestinos ou tidos como imorais, ou de relações permanentes abençoadas pela Igreja e amparadas pela lei –, que resultam serem legítimas, bastardas ou ilegítimas, inscritas na condição fundamental de livres ou escravas, brancas ou mestiças, ricas ou pobres, todas elas, entretanto, assemelhadas entre si por terem sido enjeitadas ou expostas.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 05
2. A CRIANÇA COMO ATOR SOCIAL. ............................ ................. . 06
3. A CRIANÇA E SEUS DIREITOS............................................................................07
4.