Criança Feliz Tem Ginga
“Criança Feliz Tem Ginga”
Introdução
A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura luta, dança, cultura popular, música, esporte, artes marciais e até brincadeira.
É uma atividade que abrange uma multiplicidade de situações favoráveis para quem pratica. Ela possui objetivos concretos que atuam no processo de evolução do movimento do praticante.
Desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos e elementos ginástico-acrobáticos. Uma característica que a distingue da maioria das outras artes marciais é o fato de ser acompanhada por música. A prática da capoeira tem como objetivo proporcionar aos participantes o resgate da auto-estima, valorização individual, educacional e profissional, formação para o trabalho, exercício da cidadania e reintegração social. Além de trabalhar a aptidão física e de qualidade de vida prevenindo inúmeras doenças que podem ser desenvolvidas pela falta da atividade física. Na esfera social, a capoeira é capaz de diminuir a agressividade, tornar o praticante mais sociável, melhorar sua auto-estima, construir amizades e treinar padrões de comportamento. 1. Descrição Geral Este projeto visa:
- Melhorar a aptidão física de crianças e adolescentes incentivando a prática do esporte*1 - Aumentar a auto-estima do praticante; - Trabalhar noções de espaço, intensidade, grandeza, direção, orientação; - Favorecer a coordenação motora;
- Estimular a integração entre os instrutores, praticantes, comunidades e as escolas;
- Promover a redução das desigualdades sociais; - Formar novos instrutores - disseminadores da prática;
2. Justificativa
A capoeira constitui em uma maneira de interação entre corpo e mente utilizando a dança como método terapêutico em uma abordagem multi e interdisciplinar. A prática da capoeira se