Efeitos Sonoros
O som faz parte de nossas informações cotidianas, isso porque através dele podemos analisar o meio onde nos encontramos.
Com uma importância inevitável em nossas vidas, o som está presente também na arquitetura, através da acústica, onde são eliminados ruídos em excesso, como em locais públicos tais como igrejas, teatros e auditórios.
Já na medicina, a acústica é utilizada para verificar nossa audição, e desenvolver equipamentos capazes de melhorá-la.
Vamos então definir o som como uma onda longitudinal, que se propaga em um meio qualquer, cuja frequência varia entre 16 e 20 000 Hz.
Produção do som
A produção do som é constituída de toda matéria em movimento vibratório.
As ondas sonoras são ondas longitudinais, em que as vibrações coincidem com a direção de propagação, podendo ser essa direção unidimensional (que se propagam em uma direção), bidimensional (se propagam no plano) e tridimensional (se propagam em todas as direções).
Transmissão do som
A transmissão do som é possível porque a maioria deles nos alcança em razão da influência do ar, ou seja, o ar age como agente transmissor do som.
Os sons não se propagam no vácuo pelo fato de exigirem um meio material afim de que sua propagação aconteça.
A transmissão do som é melhor nos sólidos que nos líquidos, e nos líquidos é melhor que nos gases.
Além da transmissão, o som também possui suas qualidades, isso porque é constituído de um movimento vibratório específico e possui características, tais como: tom (altura), volume (intensidade) e timbre.
Efeito Doppler
É uma característica observada nas ondas quando emitidas ou refletidas por objeto que está em movimento em relação com o observador.
Esse efeito (Doppler) permite medir a velocidade de objetos através da reflexão de ondas emitidas pelo próprio equipamento de medida, que podem ser os radiadores, baseados e, radiofrequência, ou lasers, que utilizam frequências luminosas.
Reflexão
Quando ondas